quarta-feira, 6 de março de 2013

BATE PAPO COM O PREFEITO

Hoje, às 16 horas do dia 05 de março de 2013 aconteceu algo inédito na prefeitura. O prefeito abriu as portas de seu gabinete para dar uma esplanada de como está a situação da prefeitura.
Estavam presentes nesse bate papo 4 blogueiros, Aguinaldo Cândido, Leandro Ricardi, Celso Bento e eu, André Franco de Oliveira, o prefeito Tarcisio e os secretários Valdir da Fonseca, Mateus e Okçana Rodrigues.
No início do bate papo o prefeito explicou que muitas coisas ainda precisam ser feitas, tal como mudanças nos códigos do município. Sem essas mudanças, a cidade ficará parada mesmo, pois muitos coisas são bem burocráticas e demanda tempo.
Sobre a situação financeira não está tão bem assim como foi dito pela administração anterior e citou como exemplo a compra de medicamentos que deveriam estar pagos e na verdade a dívida foi herdada pela atual administração.
Sobre o hospital São José, o mesmo alegou que em hipótese alguma,jamais terá a atitude em terceirizar os serviços, e o máximo que poderá ser feito são parcerias com algumas faculdades, tais como Cesumar e Uningá.
Sobre asfalto, um dos principais problemas da cidade, foi mencionado algumas diretrizes, tal como o asfaltamento do Bela Vista até a rua Orlando Tortolla. É uma obra que causa muitos problemas tanto para os moradores quanto para os comerciantes, mas não tem como obter progresso na cidade sem essas obras, tudo demanda tempo, as galerias não podem serem feitas e já cobertas com terra, pois não secoram o suficiente.
Sobre o asfalto do jardim Canadá, ainda possui algumas pendência jurídicas devido a desapropriações que precisam ser feitas. Mesmo com essa demora, garante que não corre o risco de perder essas verbas.
Uma boa notícia é a possivel compra de uma máquina de recapagem, no qual o custo é de aproximadamente 500 mil reais. Se isso realmente acontecer, Paiçandu poderá enfim deixar de ser lembrada por ser cidade cheia de buracos.
Falando nos buracos, Tarcisio alegou que não fará mais apenas tapas buracos com massa fria, e sim com a massa quente, donde o material é bem mais resistente. As licitações foram feitas. Baseado nisso, o povo de Paiçandu precisa ter paciência, pois não tem como fazer um omelete sem quebrar os ovos. Os problemas serão solucionados, mas terão de ter paciência.
O aterro sanitário está quase liberado para ser utilizado, pois o IAP está colaborando com isso. Sendo assim, um problemão está prestes a ser parcialmente resolvido.
Sobre segurança, tiveram algumas conversas na capital do Estado com o secretário de segurança, mas ainda está muito prematuro dizer que o problema será resolvido. Uma coisa é certa, algo será feito, mas nada que possa garantir 100%, pois é uma atribuição do governo do Estado.
Perguntei ao prefeito sobre a promessa de campanha do Pupin, prefeito de Maringá, sobre a integração do transporte coletivo entre Paiçandu e Maringá, mas o mesmo alegou que não houve essa reunião ainda, mas está no planejamento falar sobre isso e sobre outros problemas da região.
A limpeza da cidade deve ser feita pela prefeitura, mas os moradores são peças fundamentais, precisam fazer suas devidas partes através da conscientização, ou seja, limpando seus quintais, terrenos vazios, coleta seletiva, etc.
Sobre emprego, o mesmo disse que o secretário da Indústria e Comércio, Santo Gardinal, poderá dar maiores detalhes de empresas que gostariam de estar migrando para Paiçandu, talvez até uma grande rede de supermercado, é aguardar pra ver.
Resumindo, tudo que se faz, necessita de dinheiro, portanto mais do que nunca a prefeitura de Paiçandu precisa arrecadar para que tenha dinheiro em caixa e fazer as devidas obras. Vai aqui o meu apelo: "Povo de Paiçandu, deem um voto de confiança nessa gestão, paguem seus IPTUs em dia, pois todo esse dinheiro volta para o povo em forma de obras".
Sobre o caso do óleo e das graxas, no valor de 40 mil reais, para o prefeito está mais do que explicado para o Ministério Público, tanto é que foi mostrado em quais locais estavam guardados esses materiais. Foi explicado que a frota do município está com sérios problemas, e nesse momento precisa-se fazer uma manutenção mais rigorosa e as poucos a tendência é essa conta diminuir.
Sobre a nomeação de um funcionário numa pasta e estar trabalhando em outra, o mesmo disse que esse problema será resolvido, assim que tiverem a resposta do Ministério Público.
Pra finalizar, o prefeito disse que a chave do sucesso é o planejamento e que recentemente conversou com uma professora, senhora Ana Lúcia Rodrigues, especialista nesse tipo de trabalho.
Eu sei que o texto ficou extenso e mesmo assim não deu para escrever tudo que dito nessa reunião, mas uma coisa é certa, estão no caminho certo, acreditem.

Nenhum comentário: